domingo, 31 de março de 2019

Solidões Memorialistas Compartilhadas: Leticia de Lima Gonçalves nos tempos do feijão com farinha e jiló


Hoje, após um segundo turno quase impecável (sou vascaíno, mas não devemos omitir a realidade), o Flamengo conquistou a Taça Rio, parte do Campeonato Carioca de Futebol de 2019. Isso me fez lembrar-me de uma querida escritoramiga – ex-escritoraluna da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, onde leciono – fanática pelo Flamengo e também – quando se mostrava disposta – supertalentosa na escrita, a mais que fodástica artistamiga teresopolitana Leticia de Lima Gonçalves.
Voltando ao jogo de hoje, o Vasco ficou devendo um melhor desempenho nessa segunda fase do campeonato – e, voltando a mim e Leticia – da mesma forma como devo esta postagem há anos para a querida escritoramiga flamenguista. Trago hoje um dos grandes textos de memórias escrito por Leticia de Lima Gonçalves. Na época, sua dedicação às atividades escolares oscilavam bastante e, por isso, a importância maior do texto com o qual compartilho minhas solidões poéticas com Leticia: esse texto de memórias, derivado de uma entrevista dela com seu pai, foi um desafio – ela dificilmente antes tomava coragem para fazer as redações – e um ponto de virada para a talentosa escritoramiga – ela se dedicou, venceu a hesitação inicial, fez uma primorosa entrevista, escreveu, reescreveu, suou liricamente, esmerou seu texto ao máximo para que me entregasse orgulhosamente sua cristalizada versão final, que trago hoje ao blog.
Confesso vergonhosamente devo essa solidão compartilhada à escritoramiga e aos amigos leitores há tempos (arrumar a papelada de casa ontem auxiliou no meu reencontro com o texto em meio à babel de arquivos). Bem, na falta de desculpas melhores, só posso dizer o cretino “sinto muito, mas antes tarde do que nunca” rs. Outra confissão: me amarro nestes textos em que nos passamos por outra pessoa que nós conhecemos (já escrevi um texto desse tipo em homenagem à minha mãe, texto este já publicado em jornal e aqui no blog), traz aquela sensação fraterna, de se dispor a passar pelo outro, sentir como o outro sente, como os amigos leitores fazem quando se passam pelos personagens cujas peripécias são lidas vorazmente.
Viajemos, amigos leitores, através do formidável narrador em primeira pessoa da escritoramiga Leticia de Lima Gonçalves dos tempos do feijão com farinha e jiló até os dias atuais, refletindo o antes, o hoje e sonhando com o promissor depois.

Dos tempos do feijão com farinha e jiló

Eu me lembro como se fosse hoje: estava numa mesa comendo feijão com farinha e jiló. Na minha época, não tinha variedade de comida como tenho hoje em dia; eu só comia feijão com farinha e jiló. Era ruim, mas tinha que comer, senão apanhava. Minha mãe ficava perto de mim e de meus irmãos nos vigiando com uma vara de marmelo. Uma vez, meu irmão mais novo apanhou muito, nunca mais deixou de comer as refeições que meus pais ofereciam.
Eu me lembro de que trabalhava desde os 6 anos de idade na roça. Ia pra escola e, quando voltava, tinha de trabalhar, colher feijão, catar jiló, etc.
Hoje tenho uma família que eu amo, apesar de todos os problemas. Minha filha de 15 anos é meio desobediente, não cumpre com parte das tarefas de casa. Minha esposa vive brigando com ela e eu não posso fazer nada, porque é coisa de mãe e filha.
Apesar de seu comportamento complicado, minha filha me ajuda no trabalho, tanto que até dei uma parte da lavoura para ela cuidar. Assim, ela faz seu dinheiro e está juntando para comprar o que desejar.
Hoje moro em um lugar calmo, tranquilo. As pessoas são amigas, e é um lugar onde todo mundo é parente. Tenho um terreno que é só meu, da minha filha e da minha esposa, sempre foi assim. Tenho um sogro enviado por Deus e uma sogra abençoada que me ajudaram muito quando eu mais precisava.
Atualmente me considero um bom cidadão, tenho minha lavoura de tomate, couve e alface para fazer dinheiro e pagar as contas de luz, pagar o que eu devo e por aí vai minha vida, bem à frente dos tempos do feijão com farinha e jiló.
(Texto de memórias escrito por Leticia de Lima Gonçalves, 
baseada em entrevista feita com seu pai.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...