quarta-feira, 1 de maio de 2019

Repassando o Passado Trabalhador das Famílias com os 3 Ferros de Passar Movidos a Brasas


Hoje, 1.º de Maio, comemoramos o Dia do Trabalhador, por isso resolvi trazer uma postagem diferente: uma série de relatos e memórias sobre um objeto antigo, muito usado por donas de casa e empregadas domésticas em tempos passados: o ferro de passar movido a brasas. Este velho instrumento de trabalho, ainda encontrado principalmente em casas de famílias que vivem em regiões rurais, apesar de atualmente servir mais como peça de decoração ou como mais um mero objeto no espaço onde se guarda quinquilharias antigas, tem muitas histórias e traz muitas recordações.
Como parte de um projeto iniciado no ano passado, em homenagem ao Dia da Família na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Teresópolis/RJ, solicitei aos oitavos anos da época (atuais nonos anos), entre o fim de maio e o início de junho de 2018, objetos antigos de família, com suas respectivas histórias/recordações, com objetivo de montar uma exposição, realizada no dia 9 de junho. O ferro de passar movido a brasas foi um dos objetos mais citados, sendo trazido por 3 escritores-alunos diferentes. 3 ferros de passar movidos a brasas, 3 relatos/depoimentos/memórias; não havia como ignorar sua importância nas lembranças, nas histórias passadas de trabalho.
Hoje, dia dos trabalhadores, compartilho minhas solidões poéticas com esses 3 ferros de passar movidos a brasas e seus 3 respectivos fragmentos de memórias, elaborados por 3 entusiasmados escritores-alunos.

O velho ferro de passar ou engomar


                Mais conhecido como ferro à brasa, o antigo ferro era como o modelo de hoje, com a diferença de que, para seu uso, abria-se a parte de cima e colocava-se a brasa nessa parte oca do objeto. Depois de tanto tempo, o ferro teve suas evoluções.
Ester Rodrigues Monnerat (na época, 8.º Ano B, atualmente no 9.° B)

O antigo ferro de passar da vovó


Minha avó, quando comprou esse ferro de passar, trabalhava para uma família rica.
      Ela passou muita roupa com esse ferro.
Jonathan Teixeira Maia, (na época, do 8.º Ano C, atual 9.º C), neto de Maria do Carmo

O ferro preto movido a brasas 
de minha avó Maria


No alto de um morro, morava a minha avó com sua família simples. Com o velho ferro preto, ela passava várias camisas, calças, shorts, etc.
      Me recordo de minha  avó dizer que colocava brasa nele e assoprava para aquecê-lo.
      Com o passar do tempo, tudo foi se modernizando. Hoje em dia, ele é só um ferro antigo, mas que um dia teve muitas qualidades e utilidade.
Vitória Fernandes (na época,  do 8.º Ano A, atual 9.º A), neta de Maria da Conceição

Um comentário:

  1. Olá poeta!

    Que belas lembranças os escritores-alunos resgataram sobre o uso do antigo ferro à brasa outrora tão útil, hoje dando lugar ao à vapor. O que não mudou ainda é a metáfora do ferro do trabalhador, infelizmente. Por isso, que mantenhamos viva a esperança de que nossas peles sejam passadas por mais sóis e menos brasas.
    Beijos e parabéns pelo pelo trabalho!

    Raquel Leal

    ResponderExcluir

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...