terça-feira, 2 de outubro de 2018

Para comemorar o início do Outubro Literário: Resenhas Alcinenses e Serranas


É, amigos, ontem parecia que o ano se iniciava e já estamos em outubro; o tempo tem passado feito trem bala! E falando em outubro, a querida divartistamiga Eliana Neri, ao me enviar uma imagem com a divulgação de datas comemorativas deste mês, me lembrou que esse é o período mais literário do ano, pois possui 5 datas voltadas para a Literatura: Dia 4/10 – Dia Internacional do Poeta, dia 12/10 – Dia Internacional da Leitura, dia 13/10 – Dia Internacional do Escritor, dia 20/10 – Dia Mundial da Poesia e do Poeta, dia 29/10 – Dia Nacional do Livro (espero que a riqueza de datas inspire aos amigos leitores a dedicaram um pouco mais do seu tempo à Literatura).
Diante de tantas constatações, fiz um apanhado de fodásticos textos produzidos por formidáveis escritores-alunos nesse ano e hoje trago ao blog várias resenhas literárias elaboradas por escritores-alunos dos oitavos anos do Clube do Livro Alcino Voraz, da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, e de escritores-alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Serrano (não leciono mais lá, mas guardo sempre boas lembranças, principalmente da leitura de excelentíssimas redações, escritas pelos geniais escritores-alunos lá). Os textos aqui postados foram anteriormente publicados no Jornal-Mural Alcino News (os dos escritores-alunos do Clube do Livro Alcino Voraz) e na Folha Literária do Centro de Ensino Serrano (os dos escritores-alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Serrano) e analisam: a trilogia de HQ de “Scott Pilgrim contra o mundo”, do canadense Bryan Lee O’Malley, e sua adaptação cinematográfica, o romance em cartas “As vantagens de ser invisível”, do americano Stephen Chbosky, e sua adaptação cinematográfica, o romance “Do que são feitas as estrelas”, da brasileira teresopolitana Jana M. Meilman, relacionado às características do Romantismo Europeu com destaque para a literatura romântica de Jane Austen. Os textos foram escritos, respectivamente, por  Cleyton Filgueiras Arruda, do 8.º Ano B da E.M.A.F.S., Maria Gabriela Ferreira Luz, do 8.º Ano C da E.M.A.F.S., Giorgio Alessandro Ferreira da Cunha Filho, da 2.ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Serrano, e Maria Antonia Sequeira Gomes, do 2.ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Serrano.  De brinde, além das resenhas, há um poema, uma ode em homenagem ao livro “Do que são feitas as estrelas”, de Jana M. Meilman, escrito pelo hipertalentoso poetamigo Davi Lage Marinho, da 1.ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Serrano.
Boa Leitura e bom início de Outubro Literário, amigos leitores!

Resenhas alcinenses

“Scott Pilgrim contra o Mundo”, o filme e os livros
Por Cleyton Filgueiras Arruda

A versão cinematográfica da trilogia em quadrinhos “Scott Pilgrim contra o mundo” foi um pouco fiel ao livro, pois a obra original tem falas que no filme não tem e há momentos que acontecem no livro, que o filme não possui. Mesmo assim, eu recomendo, porque o filme é engraçado, tem ação, referências a jogos antigos de videogame e até coisas românticas.
Para quem não conhece o enredo, um pequeno spoiler: Scott Pilgrim tem que derrotar os 7 ex namorados do mal de Ramona Flowers para ficar com essa garota. Muita gente vai falar: “Eu não faria isso”. Já eu falo que faria tudo para ficar com a garota que eu gosto.
Moral do livro e do filme: Mesmo se alguma coisa não deixa passar, persista para passar, ou seja, nenhum obstáculo pode parar você. Ao invés disso, lute sempre e quebre-o!

As vantagens de ler (e ver) “As vantagens de ser invisível”
Por Maria Gabriela Ferreira Luz

Charlie é um adolescente de 15 anos que já passou por vários traumas em sua vida. Por exemplo, a morte da tia em um acidente de carro (que ele acaba se culpando por isso) e o suicídio do melhor amigo.

                Charlie está se recuperando de uma depressão, que lhe causou tendência suicida. No colégio, ele tenta se enturmar, porém os grupinhos já estão formados. Porém nem tudo está perdido para Charlie: Patrick e Sam são dois veteranos que o recebem em seu pequeno mundinho.
                Na versão cinematográfica desta história, Emma Whatson, Ezra Miller e Logan Lerman representaram maravilhosamente os seus papéis. A trilha sonora, cheia de rock alternativo dos anos 1970 a 1990, também agrada.
                O drama traz assuntos pouco abordados de forma direta ou implícita, como o abuso sexual, pedofilia e homofobia. Esta última ficou bem clara e se trata do pai do namorado de Patrick, que, quando descobre que o filho é gay, bate nele. A pedofilia também fica evidente e se trata de como Sam perdeu a virgindade com um cara mais velho. Já o abuso sexual – que também é considerado pedofilia – não fica muito exposto, mas se trata da estranha relação da tia com Charlie, crime que ocorre sem os pais do garoto suspeitarem.
                O filme e o livro contam com um final surpreendente. A história foca na amizade, na maneira que um confia no outro e como se entregam uns aos outros. Não podemos deixar de citar o poema “Em uma folha amarela com linha....”, que não tem no filme, porém foi citado no livro e deu mais uma emoção ao drama que tocou fundo nos corações de leitores e cinéfilos.

Mini Resenhas Literárias – Por escritores-alunos da 2.ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Serrano

De quanto Romantismo é feito o livro de Jana M. Meilman
(Por Giorgio Alessandro Ferreira da Cunha Filho)

O livro “Do que são feitas as estrelas”, de Jana M. Meilman, faz uma menção muito grande ao falecimento de entes queridos dos personagens principais do romance. Essa característica é muito parecida com aspectos explorados na época do Romantismo.

Morte, saudade, isso tudo faz com que o primeiro romance da escritora Jana se aproxime da estética romântica.
O livro faz menção a como são feitas as estrelas, no modo literal: dizem que para nascer uma estrela é preciso que outra estrela se vá, ou seja, supõe-se que a cada pessoa que nasce (pessoas importantes para cada pessoa) é preciso que outra pessoa se vá.

De Jane Austen a Jana M. Meilman       
(Por Maria Antonia Sequeira Gomes)

Jane Austen foi uma das primeiras mulheres a se tornar uma romancista importante no cenário literário. Tinha como parte de seu universo, o doméstico, o das casas dos nobres e abastados da província. Foi a primeira a fornecer características modernas ao romance, traços sobre a vida cotidiana da classe média inglesa. Preocupou-se em analisar essa sociedade marcada pelo preconceito socioeconômico, relacionamentos apenas entre as mesmas camadas sociais. Criticou o meio hipócrita e preconceituoso da época.
Assim como Jane, Jana M. Meilman, em seu romance de estreia “Do que são feitas as estrelas”, também narra a vida cotidiana de suas personagens, fala das relações pessoais de amizade, amores e diferenças.

Agradecimento poético do poeta Davi Lage Marinho (1.ª Série do Ensino Médio do Centro de Ensino Serrano) a Jana M. Meilman, autora do livro “Do que são feitas as estrelas”

Sem dúvida alguma,
a leitura
pode ser considerada
cultura.               

Este livro me trouxe
diversas alegrias
pelas personagens
Malu, Lauren e Sofia.

Muito obrigado,
Jana M. Meilman,
por ter me proporcionado
uma ótima leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...