sábado, 22 de setembro de 2018

De volta à velha infância no equinócio da primavera: A Obra Prima da Prima Primavera


Hoje é o equinócio da primavera! Caso não saiba o que significa equinócio, amigo leitor, informo-te que os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera , como acontece hoje, sábado (22), exatamente às 22:54, horário de Brasília, para determinar a entrada da primavera no hemisfério sul.  Segundo Tânia Maris Pires Silva, coordenadora do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o fenômeno "é o momento em que o Sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão próximas da linha do Equador". [para mais informações segue a link da fonte:  https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2018/09/o-que-e-um-equinocio-conheca-o-fenomeno-que-marca-o-inicio-da-primavera_61727.php ].
Professoramiga Patricia Ignácio
com seus filhos
E, para comemorar o equinócio da primavera, ou seja, o início da estação das flores, trago um poema meu inédito, um tanto diferente de muitos outros que já postei aqui – o poema de hoje, “A Obra Prima da Prima Primavera” foi escrito a pedido da professoramiga Patricia Ignácio, do Pré II da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, de Teresópolis/RJ. Patricia me sugeriu que eu deveria me dedicar mais a poemas infantis (se não me engano, eu só escrevera uns dois ou três assim em toda minha trajetória lírica), então aceitei o desafio e lhe pedi temas que ela havia programado trabalhar com as crianças do Pré II e um dos assuntos recomendados foi a chegada da primavera. O desafio não me saiu da cabeça e, desde que o aceitei, passei 24 horas pensando, estudando , trabalhando o tema e buscando uma linguagem mais adequada, diferente do lirismo aplicado em meus poemas adultos (as poetas-mestres Henriqueta Lisboa e Cecilia Meireles e o sublime Mario Quintana – os três com excelente traquejo para poemas infantis que podem ser lidos por leitores também não infantis  - foram meus inspiradores maiores) e assim surgiu a “A Obra Prima da Prima Primavera”, que os amigos leitores podem ler agora nesta postagem do blog (segurei a postagem pra bem perto do horário do equinócio da primavera, vocês repararam, né?). Adianto que o poema é dedicado a todos os guris formidáveis artistalunos da turma do Pré II da professoramiga Patricia Ignácio – o poema nasceu por eles, com o que observo deles e para eles.
Boa leitura e boa primavera, amigos leitores! Espero que gostem! Abração e Arte Sempre!

A Obra Prima da Prima Primavera

Tudo começou
Meio assim,
Meio assado,
Muito frio
E meio nublado:

Tio Inverno era meio chato,
Sempre bravo e resfriado,
Mas cuidava bem do afilhado,
Seu sobrinho Calendário,
Até que algo estranho aconteceu:
No meio do mês de setembro,
Fechou o clima, fechou o tempo,
O Seu Inverno se escafedeu!

Foi uma bagunça,
Um Deus nos acuda,
Sem tio e sem ajuda,
Sem amigos e sem agasalho,
Sem cuidados e sempre atrasado,
Ficou triste e solitário
O pobre menino Calendário.

O tempo parecia perdido,
Não sabia se fazia calor
Ou se fazia frio.
Calendário, pobre menino,
Precisava de amor
E de carinho.

Foi quando sua Prima Primavera apareceu
E os problemas do primo Calendário
Ela resolveu:
“Não se preocupe, priminho meu,
Que agora quem cuida dos seus horários
Sou eu!”

Logo o menino Calendário reconheceu:
“Acabou-se o tempo ruim,
Agora eu tenho quem cuide de mim!”
Com a Prima Primavera, tudo floresceu:
No jardim, que era só capim,
Cresceram gérberas e jasmins,
Cresceu uma família de flores sem fim.
Até o menino Calendário amadureceu,
Ficou mais vivo e forte, cresceu jovem e feliz!

E tudo continuou
Muito florido
E meio floreado,
Até o grande calor,
Nosso Verão Vizinho,
Inventar outro caso.
(Carlos Brunno Silva Barbosa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...