sábado, 10 de março de 2018

A mais que fodástica arte escrita de Camili Chermouth, em prosa e verso


Yeah, amigos, retorno ao blog hoje, dia 9 de março,  um dia após o Dia Internacional da Mulher (e antes que os trouxas machistinhas reclamem perguntando qual é o Dia Internacional do Homem, informo que tal data existe no calendário da ONU desde 1999, mas, evidentemente, com menor repercussão: é dia 19 de novembro – além do Dia do Homem, outra data pouco divulgada sem comemorações ou feriados, comemorado no dia 15 de julho, desde 1992, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores). Nesse retorno ao blog, devido à proximidade com o Dia Internacional da Mulher e lembrando da imensa variedade de jovens artistas mulheres, compartilho hoje minhas solidões poéticas com a mais que fodástica artistaluna Camili Chermouth, da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, na região rural de Teresópolis/RJ.
Lecionei Português na turma de Camili por apenas 1 bimestre, quando ela estava no sexto ano (hoje está no 9.º), por conta de carência de professores da minha disciplina naquele período. Foi uma hora extra abençoada, afinal conheci muitos artistalunos talentosos que iniciavam o longo e árduo caminho da segunda fase do ensino fundamental e, mesmo que tenha sido um breve período, já era perceptível a dedicação e talento de Camili Chermouth para as tarefas da escola e para a arte escrita (ela foi um dos destaques – ainda em fase de amadurecimento, claro - na produção textual de lendas urbanas, atividade que propus e apliquei na época). No ano passado, devido aos saraus realizados na escola, mesmo não dando aula na turma dela, tive o privilégio de conhecer diversos textos dela (crônicas, prosas poéticas e poemas), uns apresentados como destaque pela Professora Flavia Araújo e outros que me foram entregues pela própria autora para que eu avaliasse seu potencial – é claro que, com isso, ela foi uma das artistalunas de destaque de 2017 nos saraus da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva.
Nesta postagem, compartilho dois textos – uma crônica/prosa poética refletindo sobre o amor e um poema indignado com o mundo no qual [sobre]vivemos (perceberão logo que a jovem e talentosa artistaluna tem preferência por temas nos quais ela possa explorar melhor o estilo lírico-filosófico) -, ambos de superagradável leitura e de uma visão de mundo muito poética e madura.
Nos fascinemos, amigos leitores, com a mais que fodástica arte escrita em verso e prosa de Camili Chermouth!

A dor de um amor

            Amar dói, mas amar é bom. Por mais que doa, a gente sempre acaba amando, se apaixonando; por mais que tudo dê errado, nós sempre corremos atrás, lutamos e, às vezes, é bem em vão, por isso que dói, machuca. E assim o amor às vezes nos divide ao meio, em duas pessoas. E assim parece fácil, mas não é: a indecisão é bem dolorosa, é difícil de decidir o certo, a quem seguir, de quem cuidar e a quem demonstrar carinho e amor. Um dia isso vai acontecer com você e você irá entender, parece uma bobagem, mas não é, é um problema bem grande.
            Estou há algum tempo nessa situação, numa divisão amorosa delicada, como “uma rosa cheia de espinhos tentando não machucar o cravo”, ou seja, tentando não magoar as pessoas, tentando não feri-las, aí você para pra pensar: o que você faria no meu lugar?
            E você sabe que não sabe o que fazer. Mas fazer o quê? O jeito é esperar e seguir aquele velho ditado: “O tempo resolve tudo; ele é o melhor remédio”.
(Camili Chermouth)




Que mundo é esse?

Igualdade, qual significado?
Respeito, qual significado?
Amizade, qual significado?
Respeito, qual significado?

Que mundo é esse?
Onde nada anda tendo sentido,
Onde ninguém tem importância?
Que mundo é esse?
Que cor da pele difere caráter,
Que situação financeira define posição?
Me explique, por favor:
Que mundo é esse?

Não entendo o porquê
De tantos pré-julgamentos,
Tantos males sem nem sequer motivos,
Onde igualdade não existe,
Respeito muito menos,
Amizade virou uma inimizade qualquer,
Onde quem demonstra sai magoado...
E o caráter, onde fica nessa bagunça?

O que é caráter pra você?
É apenas uma coisa?
São várias coisas?
Pra mim, o caráter é e sempre será
Uma das maiores qualidades de alguém!

Quem tem caráter não sai por aí
Apontando o dedo
Para dizer malfeitos,
Quem tem caráter ama,
Cuida, tem respeito,
Defende a amizade
E respeita a igualdade!
(Camili Chermouth)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...