sábado, 6 de janeiro de 2018

Soneto para Cony durante a travessia

Hoje o blog se reserva ao luto lírico: o Mestre Mais Que Fodástico jornalista e escritor Carlos Heitor Cony morreu, por volta das 23h de ontem, dia 06/01/2018, aos 91 anos. Como diria o próprio escritor, autor de obras memoráveis como “Quase Memória” e “O Ventre”, "meu epitáfio seria: 'Aqui não jaz Carlos Heitor Cony. Porque, realmente, aquele que for para debaixo da terra não vai ter nada comigo do que sou hoje e do que eu represento'".
Pensando na partida de Carlos Heitor Cony e nas variações climáticas de hoje(ora um sol tímido, ora uma pancada de chuva agoniada, mas rápida), escrevi um poema, meu “Soneto para Cony durante a travessia”.
Cony partiu, mas as obras que ele deixara repousam nas livrarias e bibliotecas. Acesse-as e leve-as ao infinito, amigo leitor.

Soneto para Cony durante a travessia

O sol tímido nas calçadas tristes,
Molhadas por chuvas premonitórias,
Lê trechos de tuas quase memórias
E recita-os para os capins-alpistes:

“Que as palavras cresçam pelas estradas,
Gestem teu ontem no ventre das matas,
Nutrindo de hoje as aves mulatas
Que alam amanhãs nas manhãs frustradas

Resistirás no infinito comum,
Cada leitor será teu factótum,
Espalhando-te pra todos daqui.”

Tudo isto te falaria o sol tímido,
Se astros falassem, se fossem ouvidos,
Mas eis a chuva surda... Adeus, Cony...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...