segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Sobre estrelas líricas que brilharam e continuam a brilhar: Os formidáveis poemas e cartas antigos e atemporais de Izabela Araújo

Dia 11 de setembro pode ser relembrado como um dia trágico, no qual um atentado terrorista ceifou vidas inocentes, mas também é o dia de se reerguer dos escombros, sobreviver às violências diárias e mostrar que ainda há esperança, ainda há poesia! Dia 11 de setembro também é um dia mágico, especial, pois foi nesse dia que nasceu a jovem e talentosa escritora Izabela Souza de Araújo, para quem tive a honra de dar aula em 2010, quando ela completava com louvor e brilhantismo o ensino fundamental na saudosa Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, Teresópolis/RJ.
Izabela foi uma aluna exemplar, teve seus altos e baixos como todos têm na adolescência (nos dias de mau humor dela, tremei, amigos!), mas sempre demonstrou dedicação e um lirismo natural. Sim, ela não acreditava muito no potencial imenso que possuía, mas era uma escritora nata e, nas vezes em que vencia a resistência e descrédito inicial (só no fim do ano de 2009, quando ela cursava o oitavo ano que consegui convencê-la do seu potencial - depois foi só luz e poesia!) brilhava na escrita. Compartilho minhas solidões líricas com alguns maravilhosos e fodásticos textos de Izabela Araújo, escritos, entre 2009 e 2010, no tempo em que ela brilhantemente frequentava e cumpria as atividades de produção das saudosas turmas de 8.º e 9;º Ano da também saudosa Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, Teresópolis/RJ. Os temas e gêneros são variados, demonstrando o brilhantismo eclético da ex-escritoraluna – vão desde poemas para a lua (sim, esse poema recebeu menção de destaque em concurso literário de 2010) e para as árvore a carta-protesto de requerimento ao Secretário Municipal de Obras de Teresópolis em 2009 (sim, tal carta, juntamente com outras de outros escritores-alunos da época, foi entregue em mãos naquele ano, chegando a receber uma carta-reposta agradecendo a atitude cidadã – só não sei dizer se algo foi feito ao lago Iacy, pois há tempos não passo por lá). Espero que a ex-escritoraluna e atual escritoramiga Izabela Araújo me perdoe por revelar tais saudosos e fodásticos escritos – trago sempre o lema de que o que é mais que fodástico e maravilhoso de ser lido pode e deve ser compartilhado (se ela discordar, essa postagem perecerá em breve – tomara que não! Oh, Deuses da Maravilhosa Escrita, por favor, não!
Parabéns, Izabela Araújo, por ter feito e até hoje fazer história e arte entre as constelações líricas que mantém o caminho da vida brilhante para a continuação da esperança e do amor à natureza e à poesia.
Boa leitura, amigos leitores! Arte Sempre!

Minha lua

Minha linda lua
Como és bela
Teu sorriso, tua cratera
Oh, como és bela
Por favor, me libera!

Preciso de sua luz
Sem ela eu não vivo
Sem ela eu não sou ninguém
Por favor, me dá tua luz...

Queria poder te tocar
E de alguma forma te sentir
Como não posso, irei
Viajar em meus pensamentos
Até chegar a ti.
Izabela Souza de Araújo (na época, cursando o 9.º Ano)


Amiga da árvore

Te vi nascer
E de alguma maneira quero te ver crescer
Até que no chão tua semente caia
Para que possa em meu rosto
Um sorriso surgir, a alegria fluir.

As águas que em tua folha jorram
São as lágrimas que em meu rosto rolam.
Eu queria novamente ver os pássaros
Em teu galho cantando,
O vento em tua folha soprando
E a chuva teus pés molhando.

As árvores existem em todo lugar
Mas os homens, com seu egoísmo,
Querem matá-las
Enquanto vivo neste planeta
Quero a cada segundo tê-las.

O que posso fazer por ti
É tentar impedir
Aqueles que vêm destruir...

Prometo ao teu lado estar
E contigo lutar
Para que juntas possamos conquistar
As árvores que ainda vão brotar.
Izabela Souza de Araújo (na época, cursando o 9.º Ano)

 Teresópolis, 27 de novembro de 2009. 

Senhor Secretário de Obras,           

Primeiramente bom dia. Estou lhe enviando esta carta para esclarecer uma dúvida que tenho a respeito do lago Iacy: Por que o lago está praticamente seco e repleto de mato?           

O que eu não entendo é por que o lago secou se em uma placa no próprio diz que o lago Iacy foi “recuperado” em 2003. Só faz 6 anos e o lago já está nesse estado. Me desculpe, mas se ele está assim é porque não tiveram o cuidado que era pra ter tido. Se vocês não querem reconstruir o bendito lago, pelo menos tirem as placas dizendo onde ele fica, e, no lugar delas, botem outra placa dizendo que não existe mais o lago Iacy e o motivo. Enganar um turista não é ser humano e muito menos educado, é ser “mentiroso”.           

Mas como eu sei que não é o caso, espero uma providência.           

Ass.: Izabela Araújo (Turma 801)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...