sábado, 2 de setembro de 2017

Mas, mais que uma conjunção coordenativa adversativa: Mas, um raro e sublime poema de João Vitor da Silva Oliveira

No dia 31 de agosto, outro fodástico amigo teresopolitano – e, algumas vezes, sublime artistamigo – fez aniversário: João Vitor da Silva Oliveira, ex-aluno da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, para quem tive o privilégio de lecionar Produção Textual e Português no ano de 2015. Apesar de sua dedicação e boas notas, João Vitor nunca foi muito interessado em desenvolver sua veia poética, até certo dia, no segundo semestre de 2015, quando me entregou um fodástico poema de sua autoria – como não possuía título, batizei-o com o nome da principal conjunção coordenativa adversativa “Mas”.
O poema me chamou muito a atenção e até me surpreendeu pelo fato de, depois tantos pedidos durante os bimestre para que ele escrevesse um poema, finalmente e repentinamente, de forma natural e sem exigências (não havia nenhum trabalho proposto com poemas naquele momento), próximo do fim do ano, João Vitor me entregava uma obra poética sua, de raro lirismo. Não é um poema com estilo comum da adolescência, fase em que, quase sempre, ficamos mais ensimesmados em nossas sensações e impressões; é uma arte madura, na qual o eu lírico volta seu olhar ao(à) próximo(a) e às contradições das sensações do(a) outro(a). 
Essa lembrança, esse poema ficou marcado em minha memória, tanto que enviei o seu escrito poético para um concurso literário juvenil – infelizmente, o poema recebeu apenas um diploma de participação, mas seu lirismo cativante permanece brilhante e vivo.
Hoje, os leitores amigos têm a oportunidade de conhecer esse fodástico poema de João Vitor da Silva Oliveira. Boa leitura e Arte Sempre!

Mas

Você fecha os olhos pra não ver,
mas a mente imagina.
Você tranca o coração,
mas de nada adianta.
Você se recusa a pensar,
mas, quando percebe, já está pensando.
Você finge que não ama,
mas, toda vez que o vê, o seu coração dispara.
Você pensa em um recomeço,
mas sabe que certos finais são necessários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...