quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Diários, Poemas e Contos e Apresentações Teatrais com Poderes Além da Vida

Um projeto pedagógico da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, na região rural de Teresópolis/RJ, do qual me orgulho muito de ter feito parte, devido ao inspirador e empolgante envolvimento dos alunos da Aceleração V (que corresponde ao sétimo e oitavo ano para alunos com defasagem idade/série – para diminuir a discrepância eles cursam duas séries num ano letivo só) foi o trabalho interdisciplinar olímpico que envolveu, na matéria na qual leciono (Português), uma produção textual envolvendo o filme “Além da vida” [“Peaceful Warrior” (2006)], baseado no excelente livro “O caminho do guerreiro pacífico”, romance semiautobiográfico de Dan Millman.
Após a exibição do filme e o conhecimento de trechos do livro de Dan Millman, os escritores-alunos da Aceleração V produziram fodásticos textos de diversos gêneros textuais (diários, contos e poemas) inspirados na obra cinematográfica assistida. Tais redações ficaram tão maravilhosamente bem escritas que, primeiro, estimularam o Professor de Educação Física – já conhecido e reconhecido poetatleta da escola e com várias solidões líricas compartilhadas aqui no blog – Genaldo Lial da Silva Lial a escrever também um poema inspirado no filme, e, depois, ainda serviram de base para o esquete “A Jornada do Guerreiro Leitor Pacífico: Superando os limites da ação e da imaginação”, apresentado pelo Grupo Teatral Escolar Luz, Câmera...Alcino! na abertura da  Reunião de Pais da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em julho deste ano (sim, a postagem está bastante atrasada, mas finalmente chega ao blog).
Hoje tenho o prazer incomensurável de compartilhar minhas solidões poéticas com os fodásticos textos dos talentosos escritores-alunos da Aceleração V, acompanhados do fenomenal poema do sempre mais-que-fodástico professor-poetatletamigo Genaldo da Silva Lial e do vídeo da apresentação do esquete “A Jornada do Guerreiro Leitor Pacífico: Superando os limites da ação e da imaginação”, que teve a participação de talentosos atores-alunos da própria Aceleração V e dos 9.º e 8.º Anos.
Que os sonhos líricos dos professores e escritores-alunos também encantem e inspirem vocês, amigos guerreiros leitores pacíficos!

Diários, Poemas e Contos 
com poderes além da vida



Querido diário,
Hoje estou indo para as Olimpíadas, espero que tudo ocorra como imaginei e que eu consiga me classificar, para que a minha família se orgulhe de mim, e, se um dia eu tiver um filho, que eu possa contar pra ele sobre meu passado brilhante.
Paulo Sérgio e Bruno – Aceleração V

O dia dele começou mal
         Ele estava na moto em alta velocidade e bateu de frente com o carro. Quebrou a perna e não conseguiu mais fazer o que tanto ama: a ginástica artística.
         Com a ajuda de um senhor chamado Sócrates, ele começou a treinar de novo, voltou a fazer o que tanto ama e, no final, conseguiu se classificar.
Silvio e Lorran – Aceleração V



Ser feliz

Me perguntaram se eu sou feliz...
Disse que tudo tenho, mas não soube responder.
Reflito em prantos:  Do que adianta tudo ter
Sendo que nada tenho?
Do que adianta poder tudo
Sendo que não há liberdade?
Do que adianta amar sem o Amor?
Viver sem vida...
Pois bem, agora tenho uma resposta:
Não sou feliz,
Pois não tenho um amor,
Um objetivo,
Uma razão para viver.
Cassiane Santos e Jackson Santos – Aceleração V

Hoje acordei
Olhei na janela
Vi vários pássaros
Cantando alegremente
Só que era coisa
Apenas da minha mente.

Assim é nossa mente
Ela controla a gente
Que até nos surpreende.
David Pereira Pires – Aceleração V



Tudo acontece 
Nunca pensei em como conheceria minha vida e como ela acontece... Nunca pensei em como pensar nela, mas sabia que alguém poderia me ajudar.
Então encontrei Sócrates, um homem sábio, que me ensinou a perceber como tudo acontece, mesmo que não percebamos os fatos mais simples.
Bárbara – Aceleração V

Superar-se a cada dia

Superar-se a cada dia,
Superar suas dificuldades:
Se caiu, levante;
Se errou, recomece!

Surpreender-se,
Surpreender-se a cada dia,
Vencer os obstáculos
Os obstáculos da vida.
Angélica e Thaís – Aceleração V




Para vencer um obstáculo
É preciso coragem e determinação

Você tem que se concentrar
Pra não errar, nem cair no chão

Deixe sua mente vazia
Pense somente nos movimentos

E nunca se esqueça
Que você não precisa
Ganhar pra ser feliz!
Flaviane – Aceleração V

Cada movimento tem que ser perfeito,
Cada segundo é único
E eu vou sempre tentar,
Vou conseguir,
Vou impressionar
E nas Olimpíadas vou arrasar
Custe o que custar
Eu vou estar lá!
Paulo André – Aceleração V



O CAMINHO

A insegurança que a certeza do futuro incerto traz
Corrige o rumo da vida que às vezes ilusória demais

Passa sutil rasteira no meu inflamado ego
E mostra que pouco vale tudo aquilo a que me apego

Na voraz velocidade dos compromissos diários
Atropelo sem perceber o que é realmente necessário

A partida e a chegada, sim, eu super valorizo
Sem notar que é no percurso que eu me realizo

E a tal ilustre medalha que é muito cobiçada
Não tem mais valor que o decorrer de uma jornada
Genaldo Lial da Silva, 15/06/2016.
(inspirado no tema do filme “Poder além da vida”)




Vídeo do esquete “A Jornada do Guerreiro Leitor Pacífico: Superando os limites da ação e da imaginação”, apresentado pelo Grupo Teatral Escolar Luz, Câmera...Alcino! na abertura da  Reunião de Pais da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em julho deste ano


Um comentário:

  1. Maravilhosamente lindo! Parabéns Carlos Bruno! Parabéns Alunos! Parabéns equipe!bjk

    ResponderExcluir

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...