quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Juntando-se ao Lado Hardcore da Inércia: O Luz, Câmera...Alcino! Também Diz Não

Yeah, amigos, o vídeo já começou a brilhar há algum tempo no Youtube e finalmente chega ao blog Diários de Solidões Coletivas: eis mais um fodástico curta-metragem do Luz, Câmera..Alcino!, de Teresópolis/RJ, desta vez, retomando o Projeto Brasil Musical (iniciado em 2012) e faz um clipe à fodástica e vibrante canção "Eu digo não!", da banda de punk rock/hardcore brasileira (bem ao gosto do ativistamigo Lucimauro Leite) Inércia, de São Gonçalo/RJ.
O clipe é um pedido antigo do músico-amigo Rafael Almeida, integrante da banda Inércia e responsável pelo Feira Moderna Zine entre outras tantas atividades culturais. O roteiro foi, como sempre, feito de imrpoviso entre o professor-diretor e os artistalunos participantes; optamos por aproveitar a letra, que fala sobre revoltar-se contra as más condições de trabalho e os mandos e desmandos do patrão, para relembrar as manifestações legítimas trabalhistas contra o autoritarismo de alguns patrões e questionar e denunciar o trabalho infantil em empresas corruptas/quase clandestinas. Acrescentamos também, no final, um fodástico poema de crítica social "Eu quero chegar", escrito pela ex-poetaluna Maria Eduarda Ventura, artisticamente conhecida como Duda Ventura (ela se formou no ano passado, mas continua como sempre 'causando' no Alcino e mantém o título de ter sido a mais fodástica filmadora e supervisora artística do Luz,Câmera...Alcino!)
A filmagem, direção e edição do vídeo foram minhas, contando com o super-talento nato dos artistalunos Ana Gabriela Medeiros, Stallone Oliveira, Carollany Corrêa, Brendha Fernandes, Richarles Mello, Vânia Camacho e Maiara Charles. Ainda contamos com o retorno da ala infantil do Luz, Câmera...Alcino! com as super-atrizes Luana Rodrigues da Silva (a Luana Loira), Vitória Gabrielle, Eduarda "Duda" e Jaqueline de Souza (as artistalunas das turmas coordenadas pela orientadora Vanessa Satiro).
Além do clipe, trago também nesta postagem as duas obras inspiradoras do vídeo: a super-vibrante e crítica letra de música “Eu digo não!”, da banda Inércia e o fodástico poema social “Eu quero chegar”, da jovem e talentosa poetamiga Duda Ventura.

Clipe do Luz, Câmera...Alcino! para a canção "Eu digo Não!", da banda Inércia, de São Gonçalo/RJ



Eu Digo Não  (Inércia)

Por todas as imposições injustas
Que você acha que eu tenho que acatar
Sem condições justas
Assim não dá, não podemos ficar!
Não! Eu digo não!
A cada ano um aumento na esmola!
Não posso sobreviver com esse mínimo!
Pois tudo aumenta a toda hora!
Como pode sobreviver com sobras?

Não! Eu digo não!
Já estamos cansados de ser mandados!
Suas leis só apoiam o patronato!
E nós, que trabalhamos pra sustentá-los?
Desse jeito, no meu trabalho, sou escravo!

Não! Eu digo não!
Não! Eu digo não!
Eu quero chegar (Duda Ventura)

Eu quero chegar em um lugar e ver mato.
Eu quero chegar em um lugar e ver carteiras assinadas, muito trabalho,
Eu quero chegar em uma comunidade e ver igualdade,
Eu quero chegar em um lugar e me sentir importante.
Eu não quero mais ver desigualdade,
Eu não quero mais ver diferença entre os homens,
Chega de ver mauricinho passando de carro importado,
Enquanto alguém passa fome ao meu lado.

Um comentário:

  1. Novo Blog exclusivo para você que quer divulgar seus conteúdos.
    Envie seu link e seja parceiro do Agregador Gospel http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...