domingo, 22 de dezembro de 2013

II Sarau Professora Rosa Amélia: A festa lírica que só os loucos da Escola Municipal Alcino sabem fazer!

Professora Rosa Amélia, a eterna
homenageada pelo Sarau da E.M.A.F.S.
Hoje tenho o prazer de relembrar um dos eventos escolares que mais tenho orgulho de organizar na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, de Teresópolis/RJ, junto com os poetalunos, a equipe diretiva e demais professores: o Sarau Professora Rosa Amélia. Na manhã de 11 de novembro deste ano, chegamos à segunda edição do sarau, que homenageia a professora de Ciências aposentada Professora Rosa Amélia, dedicada profissional que sempre levou um pouco de lirismo pras suas aulas. O evento teve participação intensa dos poetalunos dos sétimos, oitavos e nonos anos (essa turma super-intesamente-lírica dos nonos vai deixar saudade!)  e cresceu tanto que atualmente é apresentado na quadra da escola. 
Os poemas declamados são resultados das aulas de produção textual, realizadas durante as aulas de Português do professor-poeta-pateta que vos fala e da inspirada (e inspiradora) professora Sonia, dos sétimos anos, com o apoio dos professores de outras disciplinas, que apoiaram realizando aulas interdisciplinares com os temas abordados. Vários temas foram trabalhados e transformados em fodásticos poemas pelos poetalunos antes da realização do evento: falamos sobre o centenário de Vinicius de Moraes, sobre Holocausto, sobre "O médico e o monstro", de Stevenson, sobre ultrarromantismo e byronismo, sobre o muro de Berlim e (ufa!) tantos outros temas. 
O evento ainda contou com a participação do professor Genaldo Lial, declamando seu novo poema e anunciando seu retorno definitivo à escrita poética!
Em tempo: o Sarau Professora Rosa Amélia II foi uma espécie de prévia dos poemas que brilhariam no Concurso Nacional de Poesias da ALAP de 2013.
Abaixo posto os vídeos desta festa lírica que só os loucos poetalunos da Escola Municipal Alcino Francisco da Siva sabem fazer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...