domingo, 24 de novembro de 2013

O Grupo Luz, Câmera...Alcino! faz arte até quando o mundo cai!

Você, amigo leitor, com certeza, alguma vez, já olhou a sua volta e vendo os sorrisos hipócritas ao redor, sentiu-se completamente deslocado e teve o estranho desejo de sentir prazer em ver todo aquele universo de mesmice e babaquice cair, se explodir! Pois é, em algum momento de nossas vidas, passamos por isso... E é sobre essa sensação que a enérgica canção "Até o mundo cair", da banda de rock alternativo carioca FOLKS (para conhecerem mais da banda, curtam a página deles no facebook: https://www.facebook.com/folksoficial?fref=ts ), fala aos nossos ouvidos, com riffs de guitarras eletrizantes e um vocal revoltado, quase completamente furioso.
Inspirados nessa fodástica canção e nesse sentimento de ira - que, apesar de aparentemente negativo, nos permite que evitemos o mais do mesmo da escrotice natural humana -, os artistalunos do Grupo "Luz, Câmera... Alcino!", da E. M. Alcino Francisco da Silva, dirigidos pelo professor-poeta-pateta que vos fala, criaram o clipe de "Até o mundo cair". 
As gravações foram feitas no ambiente escolar, em uma aula extra que dei ao 8.º Ano B, e o roteiro das cenas foi debatido com os alunos, após ouvirmos as canções diversas vezes. A ideia criada no clipe é contar a trajetória de uma aluna leitora e revoltada, cansada das demais colegas, sempre envolvidas em grupinhos de amizades falsas, diversões tolas e brigas sem propósitos. O enredo mostra como isso acontece no espaço social e o que a protagonista rebelde sonha e deseja para as estúpidas colegas (não são desejos muito nobres esses que a personagem tem, porém refletem aqueles anseios mais nefastos que temos quando estamos diante de pessoas escrotas, principalmente quando estamos na adolescência).  
Atuaram nesse clipe os artistalunos Rayssa Fernandes (que já participara do curta "O muro de Berlim dentro de nós" e  experimentou neste vídeo, com muito talento, o gosto de ser protagonista de um vídeo do nosso grupo), Lorraine Lopes (que também estreara em "O muro de Berlim dentro de nós"), Márcio Ribeiro, Marina Carlos, Maiara Viceli, Jenniffer Rodrigues, Gabriele Santos e José Vitor Martins (os seis últimos estrearam no "Luz, Câmera...Alcino!" neste vídeo!). O clipe faz parte da série "Brasil Musical", projeto iniciado no ano passado e que tem a proposta de trazer a diversidade musical das regiões brasileiras.
Que a arte permaneça intensa e eterna até quando o mundo ameaça cair!



   

2 comentários:

  1. Esses grupos de falsidade não só acontece na época de escola,como também na vida toda!Suas tribos,estereótipos.Aquela velha forma de se adequar ao mundo.E como acontece de querer explodir o mundo de falsários!!

    ResponderExcluir

Meu filho-poema selecionado na Copa do Mundo das Contradições: CarnaQatar

Dia de estreia da teoricamente favorita Seleção Brasileira Masculina de Futebol na Copa do Mundo 2022, no Qatar, e um Brasil, ainda fragiliz...